domingo, 18 de novembro de 2018

Apenas teorias

Teoria racial, chamada de darwinismo social,utilizada pelos imperialistas.
O darwinismo social foi uma adaptação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para o âmbito social, ou seja, essa teoria propagou o propósito de que, na luta pela vida, somente as nações civilizadas (onde estariam as raças mais fortes e superiores) sobreviveriam.  
   Segundo a teoria racial do darwinismo social, somente as potências industrializadas e civilizadas poderiam propagar a civilização. Ou seja, a raça superior branca europeia levaria a civilização (tecnologia, formas de governo, religião cristã e ciência) para as colônias.

Sendo assim, dentro da lógica dessa teoria, para a África e a Ásia conseguirem evoluir suas sociedades para a etapa civilizatória, seria imprescindível ter o contato com as potências imperialistas. Todo esse discurso legitimou a exploração política e econômica imperialista nos continentes africanos e asiáticos até a década de 1960, período marcado pela descolonização da África e Ásia e fator responsável pela atual miséria e fome existentes em diversos países africanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcha Alemã

https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwjk78CJsuneAhUEiJAKHaGZBSYQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fw...