Entretanto, a segunda e última fase do conflito acabou com a vitória norte-americana, com os resultados da Batalha de Midway, que acabou com a destruição de um número significativo de porta-aviões japoneses, prejudicando seu poder de ação. A partir disso os Estados Unidos conseguiram reconquistar todos os territórios ocupados pelos japoneses.
A guerra no pacífico acabou da forma mais trágica possível, com os ataques nucleares dos Estados Unidos à Hiroshima e Nagasaki, que levaram o Japão a se render completamente em dois de setembro de 1945.
Os bombardeios atômicos às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial atingiu a população civil de forma brutal. Na Europa a Segunda Guerra já havia acabado com a assinatura do acordo de rendição pela Alemanha. Mas a Guerra do Pacífico continuou e seu desfecho foi traumático. A explosão das bombas atômicas é até hoje um dos eventos mais devastadores da história da humanidade.
Assim, iniciativas para reconstrução da Ásia e do Pacífico foram fundamentais no período pós-guerra e o Plano Colombo trouxe a proposta de unir nações em prol da reestruturação das nações asiáticas que sofreram com os horrores da Guerra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário